sexta-feira, 17 de abril de 2009

A vida com GPS

Eu tenho um Garmin nuvi 205 que comprei na última vez que fui para NY. Paguei o preço do site (US$ 170,00). Usei ele bastante em Tarrytown, onde descobri um lago próximo de onde eu fiquei hospedado. No Central Park, encontrei a represa me guiando somente pelo GPS.

Os mapas são muito completos com diversos pontos de interesse e o sistema operacional da Garmin é realmente o melhor do mercado.

Quando voltei para o Brasil, procurei pela Garmin Brasil para comprar o mapa brasileiro. Encontrei um representante que quis me cobrar R$ 300,00 pela versão última versão (City Navigator Brazil v4 NT).

A versão do mapa é boa, mas ainda faltam muitos mapas, como por exemplo Niterói e o interior de São Paulo. Quando você anda por estas regiões, parece que está offroad.

Soube que a versão 5 vai chegar em Maio deste ano.

Um dos melhores benefícios do GPS para mim é o recurso que dá a previsão de chegada. Tenho usado muito este recurso quando vou para o Rio de Janeiro pela Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Dutra. Nem preciso falar que o recurso de previsão da chegada só deve ser utilizado quando você já estiver na estrada, pois ninguém e nem nenhuma tecnologia consegue te dar certeza em quanto tempo você vai estar livre do congestionamento.

Soube que em breve eles vão transmitir informações sobre o trânsito para os aparelhos de GPS utilizando antenas FM vendidas separadamente. Por enquanto, só existem provedores de informação nos Estados Unidos, Inglaterra e França.

Outras informações que divertem são a altitude, o desenho das rotas por onde você passou, quanto tempo ainda falta, km rodados, km faltantes e o ecoroute.

Com o GPS, descobri:
  • Que estou morando 800 m acima do nível do mar e que no alto da serra das araras, estou a 440 m.
  • Que já tinha passado por um lugar quando minha esposa brigava comigo que o GPS estava errado.
  • Com o Ecoroute que andar economicamente, preservando o meio ambiente e dinheiro significa não passar de 80 km/h.
  • Basta clicar em detour para ter uma rota alternativa para fugir do engarrafamento.
  • A velocidade máxima que atingi num trajeto... Não recomendo usar este recurso quando o trânsito estiver travado, mas é interessante para saber que o seu pé fica pessado na estrada quando você está louco para chegar no destino.

Ah! E o mais importante, não esqueça de baixar a localizações dos radares, pois nesses tempos de crise o governo está desesperado para fazer caixa as nossas custas...

Utilize o POI Loader para atualizar o seu GPS.

Meu próximo Gadget vai ser um relógio com GPS da Garmin para começar a correr por aí. Com o Garmin Connect você consegue criar metas de corrida, acompanhando seus resultados com gráficos e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário