sábado, 15 de agosto de 2009

Trocando o Hard Disk do PS3

No sábado, acordei sem querer pensar em trabalho. Liguei meu Playstation 3 de 40 GB e entrei na Playstore para buscar alguns demos de jogos que vi nas lojas. Quando escolhi um demo e cliquei em baixar, o sistema me avisou que eu não tinha espaço livre para isto. Corri a lista de demos e vi que meu hard disk estava cheio e não queria me desfazer dos demos...

Foi aí que decidi que era hora de trocar o meu hard disk. Pesquisei rapidamente na Internet e descobri que tinha que escolher um disco SATA. Não poderia ser nem SATA II e nem SATA III, pois a controladora do PS3 não iria reconhecer.

Fiz um backup dos meus save games em um Pen Drive de 4GB. Confesso que tive que apagar os Demos para poder ter espaço para fazer o backup completo.

Desliquei o PS3 da tomada e com uma chave de fenda, abri a porta lateral do meu PS3, onde se encontra o hard disk. Apareceu um parafuso azul phillips. Troquei a chave e puxei a lingueta. Facilmente o HD saiu. Soltei os parafusos que prendem o HD a esta gaveta, pois não queria levar a mesma comigo para evitar que ela amassasse.

Fui na Av. Paulista e comprei o maior disco SATA que encontrei. Comprei um SAMSUNG 500 GB SATA de 5.400 RPM paguei R$ 255,00 pois comprei um case externo para poder continuar usando o HD de 40GB do PS3 para fazer backups.

Voltei em casa e montei o novo hard disk na gaveta do PS3 e inseri a mesma novamente no console.

Liguei o PS3 e apareceu a mensagem para colocar o controle conectado ao cabo USB. Meu controle estava carregado, mas entendi que isso foi uma medida anti dummy dos japoneses, pois certamente muita gente ligaria enchendo o suporte para saber porque o controle não estava carregado...

Apertei o PS Button e apareceu uma mensagem:

No applicable update data was foundInsert storange media that contais update data of version 2.76 or later, and then press START and SELECT buttons at the same time.

Fui no site do Playstation (http://www.us.playstation.com/) e no Knowledge Center encontrei um artigo "How do I reinstall the system software for the PLAYSTATION®3 computer entertainment system?"

Nele descobri que você precisa baixa a última versão do sistema operacional, numa pasta apropriada em PEN DRIVE. Não precisa ser vazio.

Seguindo as instruções, criei uma pasta PS3 e dentro uma outra pasta UPDATE no pen drive e baixar a última versão sem alterar o nome da mesma.

se o seu PEN Drive estiver como drive G, vai ficar assim:

G:\PS3\UPDATE\PS3UPDAT.PUP

Depois é só inserir o PEN Drive outra vez no PS3, na outra porta USB que sobrou e apertar START e SELECT ao mesmo tempo. Lembre-se que o controle está ocupando uma porta.

Checking...Please wait.
The system partition of the hard disk will be formatted. During the operation, all data on the hard disk may be deleted. To format, press and hold the START and SLECT buttons at the same time for at least 5 seconds.If you format, you cannot go back to the previous version of the hard disk.

Se você tem certeza que inseriu o hard disk novo no seu PS3, pressione e segure START e SELECT apertados até aparecer:

Checking...
Please wait.

Depois de algum tempo vai aparecer:

Formatting...
Do not turn off the system or remove the storange media.After the format operation has completed, the system will restart and install...

Nem deu tempo de copiar a mensagem. Formatou rapidinho!

Agora pode soltar o controle do cabo e pressione PS Button novamente. Aceite o contrato e aguarda a instalação do sistema operacional.

Installing...
Do not turn off the system.After the install operation has completed, the system will autocamtically restart.

Siga as instruções. Conecte o controle novamente no cabo...

Escolha seu idioma. Eu sempre escolho inglês.

An available HDMI device was detected.Do you want to output video and audio using HDMI?
SIM! Você tem dúvida? O PS3 influenciou muito na compra da TV Full HD para isso! Comprei junto com o cabo HDMI e o controle para assistir filmes Blueray.

No XMB fui em System > System Information e vi 465 GB de espaço disco!!!

Wow!!!

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Estou com o mesmo problema, vou seguir este procedimento para ver se da certo também. Desde de já agradeço pela dica aqui postada. abs

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos!
    Estou muito feliz mesmo, pois o camarada que criou esse tópico ele não sabe a ajuda que ele me fez. Este passo-a-passo que ele descreveu é excelente, estou terminando de instalar o sistema do meu PS3. Já estava desesperado, mais o amigão me ajudo... mano vlw mesmo boa semana pra ti.

    OBS: O tópico funciona mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito facil de fazer, no site da Playstation mostram tb como proceder, arquivos para download e manuais do aparelho para ver compatibilidade entre outros.

    Já havia feitoa troca e antes de fazer, fui na santa ifigenia perguntar nas lojas quanto me sairia para trocar HD, me cobraram no minimo R$ 350,00 mais o hd, por algo que vc mesmo pode fazer e no proprio site oficial ensina como.

    []s pelo tópico

    ResponderExcluir