quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que todo gestor de negócios deveria saber sobre TI

Muito se fala sobre a crise do software, termo utilizado nos anos 70, quando existia o Governo Americano gastava fábulas de dinheiro em projetos mal sucedidos que estouravam custo, prazo e qualidade.

Passados quase 40 anos, quem trabalha desenvolvendo ou solicitando sistemas sabe que este problema não foi superado. Para analisarmos melhor o problema, sugiro a leitura do Chaos Report do The Standish Group.

Este interessante relatório aponta que nos Estados Unidos são realizados cerca de 175 mil projetos de desenvolvimento de software, gastando mais de US$ 250 bi por ano. Seguem alguns números:

- 31,1% dos projetos serão cancelados;
- 52,7% dos projetos vão custar mais de 189% do orçamento original;
- 16,2% dos projetos serão terminados no prazo e no custo contratados.

Fora o custo financeiro, também temos o custo da oportunidade. Ou seja, quanto de receita ou market share a sua empresa está perdendo por não terminar projetos no prazo?

Antes de iniciar uma caça as bruxas na área de tecnologia, é necessário analisar os fatores críticos de sucesso notados nos poucos projetos que encerram dentro do prazo e custo combinados:

Envolvimento dos Usuários - 15,9%

Envolva os usuários que conheçam do negócio. Do contrário, eles vão tentar culpar alguém para encobrir a falta de conhecimento.

Suporte da Alta Direção - 13,9%

É preciso ter alguém para decidir nos impasses, mas não leve qualquer coisa para o seu chefe, pois ele pode perceber que não precisa de você.

Definição de Requisitos Claros - 13%

Detalhe o que se quer. Crie protótipos e simulações. Dedique muito tempo na especificação. Envolva a tecnologia para não criar mundos de sonho que não conseguem ser implementados.

Pés no chão. Pense simples, nada de complicar as coisas.

Planejamento - 9,6%

Dedique tempo neste fase.

Espectativas Realistas - 8,2%

Não estabeleça prazos sem estudar o problema. Também não confie em prazos sem estudo.

Pequenos Pontos de Controle (Milestones) - 7,7%

Estabeleça conquistas intermediárias. Entregas antecipadas vão reduzir a pressão pela entrega e facilitam a homologação.

Equipe Compentente - 7,2%

Não coloque todo o peso na tecnologia. Se os gestores de negócio não entendem do negócio, são confusos e péssimos no relacionamento interpessoal, os sistemas sairão a cara deles. Também não deixei de envolver todos os interessados (stakeholders) para que novos requisitos não apareçam após a fase de especificação.

Ownership - 5,3%

Todo projeto precisa ter um gerente de projetos. PMOs que somente acompanham prazos e tumultuam reuniões não estão gerenciando nada.

Visão clara dos objetivos - 2,9%

Especificação com qualidade é a chave para projetos de sucesso. Não contrate empresas externas para fazer este trabalho...

Equipe esforçada e focada - 2,4%

Muitos projetos ao mesmo tempo não significa foco.

Outros 13,9%

Outra coisa, Excel e Access não são sistemas. Eles são quebra-galhos que seduzem e quando você mais precisar deles vão te deixar na mão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário