sábado, 2 de maio de 2009

Você conhece a história dos video games?

Quando via no UOL um link "Você conhece a história dos video games?", pensei que era um quiz ou um timeline.

Falar sobre a história dos video games é um tema muito árduo, pois temos que voltar muito no tempo e muitas pessoas tem um amor sentimental pelos seus antigos consoles.

O primeiro video game surgiu em 1947. Era um jogo de tênis usando um osciloscópio. Era um jogo bem pior do que o Atari que muitas pessoas tem na cabeça. Meus irmão mais novos foram uns sortudos, pois começaram com o primeiro Nintendo.

Tenho vários drafts de posts falando da história dos video games, minhas primeiras experiências com microcomputadores 8 bits, o MSX, entre outras histórias interessantes. No MSX eu programei alguns jogos 2D e adventures que conheci no TRS-80 color, mas como disse, são drafts, pois quero trazer informações bem detalhadas, pois os video games estão assumindo um espaço muito importante e a indústria dos games movimenta bilhões de dólares por ano.

A última geração de video games utiliza resolução Full HD (PS3). O XBOX 360 chega muito próximo, utilizando uma resolução imediatamente inferior. Já o Wii é o pior em resolução, mas introduz um conceito de jogabilidade utilizando movimentos reais, Wiimote, e que também viabiliza uma verdadeira academia em casa com o Wii Fitness.

Também não podemos esquecer do Zeebo que é o video game brasileiro que se utiliza da Internet 3G por celular para se conectar a Internet e vender jogos online, assim como a PS3 Network e a XBOX Live.

Quem tiver curiosidade de conhecer o artigo "Você conhece a história dos video games, ele está disponível em:

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13312

Quem quiser conhecer e se aprofundar na história dos games, comece pelo Wikipedia, o "pai dos burros" digital:

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13312

Nenhum comentário:

Postar um comentário