terça-feira, 7 de abril de 2009

Aproveitando oportunidades e desmistificando a sorte

Neste final de semana, eu li um post de um amigo que falava sobre o medo de ter medo; Ter medo de encarrar desafios. Lembrei de um video de um mega executivo do setor financeiro, contando quando ele assumiu o cargo de diretor geral. Foi um video muito inspirador, pois nunca me passou pela cabeça que um executivo daquele "naipe" pudesse ter este tipo de sentimento... Conversando com outros executivos compartilhamos diversas visões sobre medos.

Então, respondi ao meu amigo que admiro muito:

Como diria um amigo meu: "sorte não existe. Sorte é oportunidade mais preparo".

Estar no lugar certo e na hora certa não adianta nada se você não exister preparado para aproveitar a oportunidade que lhe foi dada.

Todos os grandes executivos que eu conheci têm um pouco de medo.

Da mesma forma que no poker, você pode ganhar várias mãos usando a sua sorte. Chega um ponto onde o jogador que se apoia na sorte vai ficando tão confiante na sua mão que esquece dos outros jogadores e até mesmo da mesa. Nesta hora que a "casa cai".

Conhecer o seu limite é importante para você trabalhar para superá-lo e estar mais preparado para o próximo desafio, como o atleta olímpico que no salto em altura vai levantando a barra a cada novo salto... raising the bar

O saltador nunca vai colocar a barra em três metros se ele não pulou antes 2,90. Isso não tem haver com medo ou sorte e nem a oportunidade.

Guarde bem isso:

Sorte = oportunidade + preparo

Um abraço e sucesso, AS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário