sexta-feira, 24 de abril de 2009

Teleworking: Nova tendência de trabalho

Graças a Internet, consegui localizar um artigo que escrevi em 2002. Apresento o artigo novamente com alguns comentários adicionais em itálico.

Uma das grandes tendências do cenário corporativo mundial é o Teleworking (Tele-Trabalho) ou Telecommuting. Pesquisas apontam que este novo tipo de relação comercial proporciona uma série de benefícios para ambas as partes: empregados e empregadores. Entre as vantagens estão as reduções de gastos com infra-estrutura e a maior resistência a situações de crises. Alguns estudos indicam aumentos de produtividade que variam de 20 a 45% de ganhos. Ao contrário da primeira impressão, o Teleworking não se restringe às residências, podendo ser realizado em escritório satélite ou ainda num escritório móvel.

AS> Quando eu escrevi este artigo em 2002, eu estava na área de consultoria em segurança das informações. O desafio era pensar na continuidade dos negócios. Mesmo tendo avançado 7 anos, os temas segurança e trabalho em casa ainda são temas atuais.

As barreiras tecnológicas para o advento do Teleworking são praticamente inexistentes. A banda larga deixou de ser uma realidade exclusiva dos entusiastas da tecnologia, o preço vem caindo a cada mês e, em muitos casos, os modems estão saindo de graça como o que aconteceu com as antenas de recepção de televisão digital via satélite. A Eletropaulo está testando (março de 2002) as suas linhas para fornecimento de serviços de conectividade com a internet. O piloto da Cemig será finalizado em maio. Ao que tudo indica, este serviço será bastante acessível, levando ao chão o preço das conexões via banda larga.

AS> Conversei recentemente com um amigo meu que é executivo na Light, empresa que fornece energia elétrica no Rio de Janeiro. Ele me contou que para transmitir a Internet pela rede elétrica vai exigir mais do que um modem para os usuários. É necessário ter um filtro, da mesma forma que os distribuidores de TV a Cabo. O problema é que muitas vezes os fios de cobre do cabeamento interno das residências é muito antigo oferecendo muitos ruídos na comunicação, o que certamente reduziria as velocidades da conexão.

Hoje o Teleworking conta com diversas ferramentas de software para propiciar esta experiência. São ferramentas de e-collaboration, compartilhamento de documentos, instant messages, agendas compartilhadas, vídeo conferência, web fone, uma infinidade de recursos que somente o tempo poderá classificá-los como utilidades ou inutilidades. Também entra como debutante neste mercado a tecnologia Bluetooth, prometendo ser um padrão universal para redes pessoais de comunicação sem fio a curtas distâncias.

AS> O uso da tecnologia bluetooth ficou restrito a transmissões curtíssimas (15 m). Hoje temos o Wi-Fi (curtas, 100 m) e o Wi-Max (longas, 50 km) como padrões mais interessantes.

Entre todas estas maravilhas para propiciar a experiência do Teleworking, pouco ou nada tem se falado sobre segurança das informações. Pode ser que as VPN (Virtual Private Network) estejam tomando o lugar de onipotência ocupado pelos firewalls no passado. Quem tinha um firewall em sua rede acreditava estar seguro contra qualquer mazela do mundo digital. Para quem anda pensando assim, a segurança das informações vai muito além da criptografia para a camada de rede.

Qualquer computador pessoal ligado à internet, seja ele utilizado para Teleworking, entretenimento ou uso doméstico, deve possuir um kit básico de softwares para garantir a segurança das informações armazenadas localmente. Neste sentido é fundamental ter bem configurado e atualizado, de preferência automaticamente, anti-vírus, personal firewall (firewall pessoal), solução de backup e uma solução de criptografia para disco-rígido.

Para uma utilização profissional, além de VPN, é interessante possuir uma solução de criptografia completa, interligando a aplicação que funciona nos clientes ao servidor corporativo, utilizando certificados digitais para assinatura de transações. Também, quanto à questão dos processos, é salutar pensar numa política de segurança para estabelecer regras na utilização dos recursos computacionais, cuidados na manutenção do equipamento, regras e orientações sobre o acesso de familiares e visitantes, e também a classificação das informações sensíveis.

Vencidas as barreiras, o Teleworking tem tudo para emplacar em diversos segmentos que podem operar com trabalho distribuído, como por exemplo, jornalismo, publicidade, pesquisas, vendas e marketing, corretagem, atendimento ao consumidor, consultoria financeira, desenvolvimento de sistemas e digitação. Talvez o Teleworking venha a criar o mundo virtual globalizado tão sonhado pela “velha nova economia”.

AS> Aqui eu fiz uma referência clara ao estouro da Bolha da Internet. Nesta época eu, e provavelmente ninguém, não tinha idéia sobre a Bolha dos Subprimes. E nós que pensávamos que a Bolha da Internet era a pior coisa que veriamos em nossas vidas. Quem estudou economia sabia que as crises se desenham em períodos logos de 100 em 100 anos, da mesma forma que as grandes catástrofes naturais, como o terremoto/incêndio que houve nos Estados Unidos, a Grande Depresão de 29, o Tsunami, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário