domingo, 19 de abril de 2009

Safari e a Estratégia da Apple

Uma das estratégias da Apple é utilizar os gadgets com o iPod e iPhone para atrair novos usuários para o mundo Mac.

A grande verdade é que as vendas do iPod foram impulsionadas quando a Apple percebeu que precisava fornecer com o iPod, um iTunes para PCs que rodam o Windows. Assim como as vendas do Mac cresceram quando a Apple engenhosamente removeu os processos de quebras de copyrights contra a Microsoft em troca de que esta desenvolvesse o pacote MS Office para o Mac.

Voltando a estratégia da Apple, ontem quando estava atualizando o iTunes, recebi uma oferta para baixar o Browser Safari. Ok, marquei o browser para download, afinal eu também sou usuário do Mozilla Firefox e utilizo o Opera no meu Smartphone Samsung Omnia.

Hoje resolvi clicar na nova bússula que estava sendo exibida no meu desktop. A bússula é o ícone do Safari.

A página inicial que o Safari carrega é "Apple - Start" nela, no lado direito, é possível encontar diversos tutoriais em video, como por exemplo: Mac Basics, Photos, Movies, Web, Music, iWork e o MobileMe, serviço de sincronismo de e-mail e agenda para iPhone, iPod Touch, Mac e PC. Até aí, tudo bem para quem está por dentro da estratégia da Apple.

Logo abaixo da URL (http://www.apple.com/startpage/), existem links rápidos interessantes, bem diferentes dos links sem graça que a Microsoft disponibiliza no Internet Explorer. Existe um link para a Apple (claro), Yahoo!, Google Maps, YouTube e Wikipedia. Também temos duas pastas, News e Popular.

Quando a página estava próxima de ser carregada por completo, lembrei porque esta era a segunda vez que eu estava instalando o Safari... Uma janela de erro Slow Script é exibida bem no meio do browser travando qualquer acesso. Ok, isto é muito bom para manter a máquina protegida contra scripts maliciosos ou sites mal construídos, mas estamos falando da página de inicial do Safari, uma página construída pela Apple para atrair novos usuários...

Onde está o perfeccionismo do Steve Jobs que uma vez quis alterar uma placa mãe, coisa que pouquíssimos usuários veem, pois ela estava feita. Um Jobs que interfere até no design da caixa onde os produtos vem acondicionados... Como ele não pode testar a versão do Safari para Windows???

Cliquei em continuar e uma segunda janela é exibida:


Minha resposta? Removi o check "Always perfom this check" e cliquei em NO.

Quer se divertir mais? Pergunte na FNAC, Apple Store no Brasil ou em NY, como se escreve com acentuação...

Browser's Market Share (Março 2009):
  • Internet Explorer (66.82%)
  • Mozilla Firefox (22.05%)
  • Safari (8.23%)
  • Google Chrome (1.23%)
  • Opera (0.70%)
  • Other (0.97%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário