sexta-feira, 24 de abril de 2009

Polaroid - Uma lição de inovação

Em 1948, o físico americado Edwin Land estava tirando fotos de sua filha de 5 anos quando ela perguntou: "Porque não podemos ver estas fotos agora?"

A pequena Land estava quebrando um paradigma da época que estabelecia que as fotografias precisavam passar por um processo demorado de revelação. E este desejo era o mesmo de muitos fotógrafos amadores.

Desse modo, em 1948 foi criada a máquina Polaroid, capaz de produzir fotos instantâneas sem negativos. A foto era revelada com produtos químicos (sais de prata) libertados sobre um papel 10 segundos após o clique.

Em 1986, após uma batalha de patentes, a Polaroid conseguiu tirar a rival Kodak do mercado de máquinas fotográficas.

No dia 9 de Fevereiro de 2008 a Polaroid Corporation anunciou o fim da produção da fotografia instantânea, devido a concorrência com a fotografia digital, onde curiosamente a Kodak aparece como mais um player neste novo mercado.

O sucesso é uma medida do passado. Ter sucesso hoje não significa que a sua empresa vai continuar tendo sucesso amanhã. Uma das ferramentas para isto é a SWOT Analysis:
  • Strengths: Quais são as atitudes ou estratégias vencedoras que são aplicáveis no futuro?
  • Weaknesses: Avaliar as atitudes que precisam ser revisadas ou abandonadas?
  • Oportunities: Quais são as oportunidades que o mercado apresenta para reduzir custos de produção, operação ou aumentar o valor percebido pelo seu cliente? Você está aproveitando todo o potencial que os seus clientes têm (Market Wallet)?
  • Threats: Identificar ameaças para o negócio. Sua empresa depende de um único fornecedor? Existem novas tecnologias ou players que podem ameaçar seu Market Share?
Reiventar-se é uma competência que cada profissional ou empresa precisa desenvolver para sobreviver neste novo mundo. Quanto tempo você investe pensando no futuro? Inovação é a palavra-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário