quinta-feira, 2 de abril de 2009

Can you endorse me?

Conforme já falamos aqui, o Linkedin é uma rede social profissional muito poderosa.

Da mesma forma como você não distibui o seu cartão de visitas no metrô, o mesmo cuidado deve ser tomado na hora de solicitar uma recomendação.

A etiqueta profissional pede que você aguarde o final da reunião ou conversa para oferecer o seu cartão de visitas, caso fique evidente que você quer ou precisa manter contato com a outra parte. Quando você receber um cartão de visita, leia o mesmo com cuidado e coloque no bolso do paleto.

Nunca pegue um cartão de visitas e jogue dentro da sua pasta sem olhar, como se fosse um folheto que você recebeu no trânsito e jogou no chão do carona para que ele desapareça quando você colocar o seu carro para lavar.

No Linkedin, você precisa ter os mesmos cuidados que na vida real.

Evite pedir recomendações para empregos antigos ou para novos empregos, quando sua rede não teve contato com você. Selecione com cuidado as pessoas que você trabalhou.

A dica é fazer recomendações para pessoas de alta performance com quem você trabalho que estas por sua vez vão retribuir o seu gesto.

Ter muitas recomendações automáticas, muitas vezes cópias dos modelos de recomendação do Linkedin vai mostrar como vocês as conseguiu.

Um abraço e sucesso!

Links:
Linkedin - http://www.linkedin.com

Um comentário:

  1. Recentemente estive em um curso com pessoas da China e Japão. A cultura de troca de cartões é bem diferente, chega até a ser um ritual. Interessante como o mesmo ato pode ser e ter significados tão diferentes em cada região e saber respeitar e entender como agir em cada lugar é muito importante.

    ResponderExcluir